Dados da Notícia

PISO DA ENFERMAGEM

SERVIDORES DA EBSERH LOTADOS NO BARROS BARRETO ENTRAM EM ESTADO DE GREVE

Em assembleia realizada pelo Sintsep Pará na manhã da última quinta-feira, 29/06, no portão de entrada do Hospital Universitário João de Barros Barreto, a categoria votou unanimemente pelo estado de greve, por tempo indeterminado. 

Os trabalhadores e trabalhadoras da enfermagem estão mobilizados em todo o Brasil para garantir que a Lei 14.434/22, que regulamenta o Piso salarial da Enfermagem seja cumprida. Em alguns estados, a greve já foi decretada. 

Por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a lei foi suspensa ainda em dezembro de 2022 para analisar uma Ação Direta de Inconstitucionalidade impetrada pela Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), que representa hospitais, estabelecimentos e serviços privados de saúde. A ADI tem impedido que a Lei seja cumprida e a promessa de receber o novo salaŕio já em junho, adiada.

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve finalizar a análise da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7222, nesta sexta-feira, 30/06. Caso a suspensão continue ou que a votação seja desfavorável ao pagamento imediato do Piso, os trabalhadores e trabalhadoras da Enfermagem de todo o Brasil vão parar! A greve já é uma realidade em alguns estados, é preciso fortalecer a mobilização nacional em luta do pagamento imediato do Piso. 

ACT 2023/2024 - Durante a assembleia, foi dado os informes sobre o Acordo Coletivo de Trabalho 2023/2024 dos servidores da EBSERH. 

Ocorreu na quarta-feira, 28/06, a cerimônia de assinatura do Acordo Coletivo 2023/2024,  após várias rodadas de negociação entre as confederações representantes dos trabalhadores e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Como resultado das intensas negociações, será pago aos servidores e servidoras o reajuste de 4,92% na tabela salarial vigente em 28 de fevereiro de 2023, além do índice de 11% no reajuste dos benefícios. Os novos valores devem ser aplicados na folha de pagamento de julho, recebido no primeiro dia útil de agosto.