Dados da Notícia

Apoio aos TAE’s da UFRA

TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DA UFRA ENTRAM EM GREVE A PARTIR DESTA TERÇA, 5

Na manhã desta segunda-feira, 4, o movimento dos Técnicos Administrativos em Educação da Ufra (TAE’s) entregou um ofício à reitoria, que contesta os documentos da atual gestão face às normativas da própria universidade sobre decisões antidemocráticas que excluem a participação da categoria e os discentes de decisões que os interessam e afetam diretamente em seu dia a dia na instituição.  

As decisões antidemocráticas estão relacionadas com a gestão da atual reitora da universidade, Herdjania Veras de Lima, que foi nomeada em 2021 por Jair Bolsonaro. Herdjania foi a segunda mais votada da lista tríplice e a escolha autoritária de Bolsonaro contrariou a comunidade acadêmica.

Uma comissão formada por alguns técnicos fez a entrega do documento enquanto os demais trabalhadores mobilizaram-se em uma manifestação de apoio à comissão. Tendo em vista que o protocolamento dos ofícios por meio virtual virou regra na instituição e a demora no recebimento dos documentos vem afetando os trabalhadores, o ato se fez simbólico e necessário. A manifestação teve início na garagem da reitoria e posteriormente seguiu para o interior do prédio.  

O movimento dos tecnicos administrativos da Ufra reivindica a posse imediata dos conselheiros TAEs eleitos; a suspensão imediata da Resolução 510/2023, aprovada em 03 de abril de 2023 pelo Conselho de Administração da universidade, que estabelece as normas e critérios para a adoção de banco de horas e registro eletrônico de frequencia dos servidores. Os TAE’s exigem uma discussão adequada e efetivamente democrática, inclusive com consulta pública sobre a resolução; e eleições paritárias e democráticas para a direção da Universidade. 

Nesse sentido, os TAE’s da Ufra entrarão em greve a partir de amanhã, 5, por tempo indeterminado. A manifestação inicia a partir das 8h da manhã, com diálogo com a comunidade acadêmica sobre o motivo da greve. Outras manifestações estão sendo organizadas pelos técnicos no decorrer dos próximos dias para dar força e visibilidade ao movimento. 

O sintsep Pará apoia e convoca seus filiados e filiadas a somarem na luta dos trabalhadores técnicos administrativos da UFRA contra o assédio moral e contra as decisões antidemocráticas da atual gestão da universidade.

Respeitem o TAE’s! Negociação Já!