Dados da Notícia

1 de outubro

Dia Internacional do Idoso

Dia 1 de outubo se comemora o dia Internacional do idoso, data instituida pela ONU. A composição da população idosa mudou drasticamente  nas ultimas décadas, entre 1950 a 2010 a expectativa de vida subiu de 46 anos para 68 anos.

Globalmente havia 703 milhões de pessoas com 65 anos ou mais em 2019 nas próximas décadas a População idosa atingindo mais de 1,5 bilhões em 2050. Milhões dessas pessoas não tem acesso nem mesmo aos recursos básicos necessários para uma vida com saúde e dignidade. Muitos enfrentam múltiplas barreiras que impedem sua plena participação na sociedade.

Mudanças fundamentais serão necessária não apenas nas ações que tomamos mas como pensamos sobre a idade e o envelhecimento. Em 14 de Dezembro de 2020 a Assembléia Geral da ONU proclamou a decada do envelhecimento saudável das Nações Unidas, objetivando o desenvolvimento sustentável que reúne Governos,Sociedade civil e Agências internacionais em prol de melhorias de vidas dos idosos.

No Brasil a lei 10741/03 Instituiu o Estatuto do Idoso. Uma legislação especifica destinada a regular os direitos assegurados as pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.O estatuto do idoso trouxe avanços siguinificativos no direitos das pessoas idosas, infelizmente a maioria dos direito contidos no Estatuto são letras mortas.

Como podemos observar, leis têm muitas. O que falta são ações dos Governos no respeito aos direitos estabelecidos em lei. Portanto companheiros, somos milhões! Vamos denunciar todo e qualquer desrespeito a esses direitos, seja de governo, sociedade e familia. Disque 100.

Aguinaldo Barbosa, Sintseppa