Dados da Notícia

Resolução aprovada

SOBRE O GENOCÍDIO DE ISRAEL CONTRA O POVO PALESTINO

Há quase um mês do atual conflito entre o povo palestino e Israel, os milhares de bombardeios do Estado sionista de Israel já mataram cerca de 8.500 palestinos, sendo 3.500 crianças e mais de 2.000 mulheres; sem contar os 22.000 feridos nos bombardeios.

Israel ussa o armamento mais moderno do mundo para bombardear, por via aérea, por mar e por terra, os cerca de 2,3 milhões de palestinos que vivem na faixa de Gaza.

Lamentamos os civis mortos do lado israelense, mas a culpa direta é do próprio Estado sionista de Israel que há 75 anos realiza massacres e a limpeza étnica contra o povo palestino. Só no massacre dos campos de refugiados de Sabra e Chatila no Líbano, em 1982, foram cerca de 2.500 palestnos mortos.

O povo de Gaza está sitiado por um bloqueio criminoso imposto por Israel. Falta comida, água, eletricidade e combustível. E os doentes não podem ser atendidos em hospitais por falta de eletricidade.

O SINTSEP PA se soma ao amplo movimento unitário internacional pelo fim dos bombardeios do Estado de Israel contra Gaza e seu projeto de colonização e limpeza etnica da Palestina. Além de solidarizar com o povo palestino e sua heróica resistência.

O SINTSEP PA repudia, em especial, as relações que envolvem a compra de aparato militar e de treinamento das forças repressivas para assassinar a juventude pobre e negra nas favelas do Rio sob o pretexto da "guerra ás drogas", assim como o Estado de Israel, apoiado pelos EUA e UE, usa o pretexto de "guerra ao terror".

O SINTSEP PA se soma às ações convocadas pela Rede Solidariedade de apoio ao povo palestino do PA e demais organizações políticas e movimentos sociais, a exemplo das ações realizadas nas últimas semanas.

O SINTSEP PA realizará uma mesa de debates com o objetivo de politizar a categoria e combater o discurso ideológico da mídia, garantindo a diversidade de posições sobre o tema.

Belém, 1 de novembro de 2023.

ASSEMBLEIA GERAL DO SINTSEP PA