Dados da Notícia

INCRA BELÉM

Servidores do INCRA paralisam atividades em semana de mobilização nacional da categoria

Na manhã da última segunda-feira, 5 de fevereiro, os servidores e servidoras do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) em Belém paralisaram as atividades para reivindicarem a reestruturação das carreiras do órgão, uma ação nacional unificada dos servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Secretaria de Patrimônio da União, iniciada em 29 de janeiro de 2024.

Na ocasião, os portões da sede do INCRA, em Belém, foram fechados e os servidores se reuniram na entrada do prédio para debater as pautas de reivindicação e mobilizar os trabalhadores. Com direito a café da manhã, os servidores aderiram ao calendário de lutas e pretendem continuar a mobilização enquanto o governo federal não apresenta uma resposta às pautas da categoria.

O coordenador geral do Sintsep Pará, João santiago, esteve presente na mobilização em apoio à luta da categoria. Também estiveram presentes o diretor do CNASI, Reginaldo Marcos Aguiar e a Delegada Regional do SinPFA, Carolina Araújo.

Histórico de desmonte - apesar da importância que os serviços prestados pelo INCRA têm para o desenvolvimento do meio rural no país, como a regularização fundiária, a regularização de territórios quilombolas, gerenciamento do cadastro de terras, aplicação de políticaas públicas, entre outras atividades que beneficiam diretamente milhares de pessoas, o Instituto vem sofrendo ao longo dos últimos anos um verdadeiro desmonte.

Decisões políticas equivocadas, gestões retrógradas, retração do orçamento, desvios de atividades e atribuições específicas, falata de condições de trabalho apropriadas aos servidores e demais funcionários, envelhecimento e aposentadoria do quadro de trabalhadores e redução de servidores na ativa, defasagem salarial e carreiras sem atratividade para novos servidores são alguns dos problemas apresentados pela categoria e que merecem atenção do governo de forma urgente.

É nesse sentido que os servidores e servidoras estão mobilizados. Para reivindicar uma aplicação de gestão qualificada, orçamento apropriado, melhoria e valorização das condições de trabalho e reestruturação de carreiras do INCRA.

Reestruturação de Carreiras - Sobre esse assunto, as entidades representativas entregaram documentos ao Ministério da Gestão e Innovação em Serviços Públicos (MGI) com as pautas reivindicadas e aguaradam agora um retorno do Governo Federal.

No entanto, a próxima reunião da Mesa Nacional de Negociação está prevista somente para março. Até lá, os trabalhadores e trabalhadoras seguem mobilizados na luta em defesa de direitos.