Dados da Notícia

greve da cultura

Servidores da Cultura Levam Greve e Reivindicações ao Congresso em Audiência Pública Crucial

Brasília, DF – Em um momento de forte mobilização e paralisação nacional, servidores federais da área da cultura realizaram, nesta quarta-feira (07/05), uma importante audiência pública no Plenário 10 do Anexo II da Câmara dos Deputados. O encontro, marcado para as 15h30 e com transmissão online pelo YouTube, teve como foco central o debate sobre o Plano de Carreira da Cultura, uma pauta de reivindicação histórica da categoria.

A audiência pública foi construída em conjunto com o Fórum da Cultura e o CONDSEF (Condsef/Fenadsef), entidades que representam os servidores públicos federais. A realização do debate no parlamento ocorre em meio à greve dos servidores da cultura, que teve início no último dia 29 de abril e tem ganhado força em todo o país.

Os grevistas demandam, principalmente, o respeito aos acordos firmados com o governo e a valorização do setor cultural, que desempenha um papel fundamental na economia brasileira, movimentando cerca de 3% do Produto Interno Bruto (PIB). A mobilização busca sensibilizar o poder público para a urgência de um plano de carreira que reconheça a importância dos profissionais da cultura e ofereça condições de trabalho dignas.

Durante a audiência, representantes dos servidores, parlamentares e membros da sociedade civil puderam apresentar seus argumentos e debater as propostas para o Plano de Carreira. A expectativa é que o encontro sirva como um importante passo para o avanço das negociações entre a categoria e o governo federal.

A mensagem dos servidores da cultura ecoa forte: "Cultura é trabalho! Cultura é direito e dignidade!". A paralisação e a audiência pública demonstram a determinação da categoria em buscar o reconhecimento e a valorização de um setor essencial para a identidade e o desenvolvimento do Brasil. O desfecho das negociações e os próximos passos do movimento grevista seguem sendo acompanhados de perto.

Foto: Reprodução/Internet